segunda-feira, dezembro 19, 2005

Karaté Kid

Primeiro o protesto exasperado:

Caros leitores, vejo-me e desejo-me para garantir a sobrevivência deste blog, já que eu sou, neste momento, o único postador possuidor de banda larga. Perdão, possuidor de INTERNET. É que dos 4 magníficos, só eu e o Martunis temos acesso à rede mundial de informação. Porém, o Martunis veio na onda e voltou para a sua terra deixando, na terra que o acolheu e deu uma t-shirt da Selecção, tão somente 2 posts; o FPvintecinco não tem acesso à Internet por motivos caninos (mais uma vez, não?) e o Desejado nem computador, nem Internet. Não, não somos da Lourinhã, mas já estivemos mais longe...

Já está. Agora sim, vamos ao post.

A tristeza invadiu o meu ser. Uma violenta depressão atingiu o meu Sistema Nervoso. Também sofro da coluna (ou na voz do povo, queluna), mas isso são outros quinhentos... Já não vejo um Mundo alegre e belo, mas sim funesto e vil. Tudo perdeu o significado. Eu sei que a vida tem que prosseguir e sei que o leitor também o sabe e sabe que eu sei que sabe, mas ele há coisas que nos tocam profundamente e, portanto que não se esquecem, jamais... Estou-vos a falar da morte desse ícone da minha e de tantas outras juventudes, o grande Mr. Myagi. Morreu aos 73 anos, dia 24 de Novembro, de morte natural, em Las Vegas, sua cidade natal, como se pode constatar pelas suas feições...


Quem não se lembra dos seus ensinamentos dessa técnica ancestral de defesa pessoal, karaté, ao querido e jovem aprendiz Daniel-San? E não eram só movimentos de ataque e defesa. Eram ensinamentos de uma vida. "Aprende que eu não duro sempre" é um adágio popular que se aplica com propriedade. Daniel-San, à custa da escola de vida do Mr. Myagi, tornou-se um homem espadaúdo, mentalmente forte, porém atencioso, carinhoso e meigo, sem, todavia, o tornar homossexual. Aqui em baixo pode-se ver Mr Myagi a apadrinhar, por trás, a principiante carreira de Daniel-San:

Quem não se lembra dos míticos e lendários momentos "Wax in, wax off"? Quem não se lembra de Mr. Myagi a apanhar a mosquinha com os pauzinhos de chinesinho limpópó? Quem pode criticar um homem que abraça tamanho projecto humano, já numa idade tão avançada? Meus senhores, é de louvar um homem desta bitola! Presto-lhe a minha homenagem.

E o Momento da Verdade IV (a.k.a. Karaté Kid IV)? Para quem não sabe foi ele que apadrinhou a estreia de Hilary Swank no cinema. Nessa altura a moça não era ainda conhecida; prontos, era uma zéza ningôna. No entanto, Mr Myagi, com a humildade que se lhe conhecia, tratou-a como uma filha e permitiu o princípio da caminhada da sua aprendiza para o estrelato.

Para terminar - em jeito de conclusão e de reflexão - recordo-vos a cena final, em que Daniel-San aniquila (não no sentido literal, até porque Mr. Myagi jamais o permitiria...) com o seu adversário, com aquele golpe surpreendente e inesperado de espargata vertical. Desde aí, só vi esse movimento mais uma vez: foi numa partida amigável de futebol, já dentro da pequena área, movimentação essa, executada fabulosamente pelo nosso repórter, Anonymous Pelayous. Foi bonito, mas não foi golo e, quer queira quer não, só contam as que entram... Aqui está a imagem que o comprova:


P.S.: Este post é também dedicado a ti, D. Quixote - que mesmo ausente por motivos indeterminados - comungas da mesmíssima tristeza que me tem assolado constantemente desde o fatídico dia...

10 Comentários:

Blogger António A. Antunes disse...

Tudo bem. Mr Myagi era um bacano. Agora, a questão põe-se: porque que é que Daniel San ainda está vivo? O tipo é, provavelmente, o tipo mais detestável que conheci.

19 dezembro, 2005 13:07  
Anonymous Insolente disse...

myagi morreu... fico destroçado pá... o próximo é o puto do sozinho em casa que por esta altura deve ter sensivelmente a idade de myagi... ora entao um grande bem haja

19 dezembro, 2005 17:39  
Blogger alfinete de peito disse...

Nunca mais me esqueci de como ele começou a ensinar o daniel-son a encerar com a direita e alimpar com a esquerda, ou será que foi ao contrário?

Temos dito.

20 dezembro, 2005 17:37  
Anonymous Patrique disse...

É com uma lágrima no canto do olho que recebo esta noticia, um homem tão jovem que apenas teve azar por não ser português, por cá, com essa tenra idade, ainda estava a tempo de ingressar na vida politica...

20 dezembro, 2005 22:09  
Blogger Mac Adriano disse...

AVISO: É a primeira vez que consigo entrar neste blogue. De todas as outras vezes que tentei, em vez do blogue, aparecia sempre um site de estudos bíblicos em inglês. Sabes alguma coisa acerca disto? Deve ser algum problema, tipo vírus fabricado no Vaticano. Estou muito desconfiado disto...

21 dezembro, 2005 01:14  
Anonymous D.Quixote disse...

Só mesmo um assunto de tamanho impacto e os 5000 euros q o CáMuolas me pagou, me fariam voltar a estes comentatios. Resta-me vincar infelicidade q o senhor de, no momento em q mais precisou, não esteve ninguém perto dele a esfregar as mãos para curá-lo com o poder da mente!!!

21 dezembro, 2005 10:10  
Blogger SePo disse...

eu não gosto de dizer queluna, digo antes espinha. coitado do Myagi, os bons tempos que passámos...grandes noitadas a jogar playstation e a gozar com o puto(daniel-san), aquela do wax-on, wax-of fui eu que inventei.
então o sr aqui do blog(não sei quem foi, mas acho que foi o autor deste post) depois de todas aquelas mensagens escaldantes que trocámos e de eu ter adicionado este blog ao meu link ainda não fez o mesmo com o meu blog?
marialva! falta é os enfeites de natal.
feliz chanukka!

22 dezembro, 2005 19:22  
Blogger Spiritman aka Bacardiman disse...

Que tenhas um natal e um 2006 como mais desejas é tudo o que te posso dar e desejar!

Cumprimentos mixed by Jameson 12 anos!!!

23 dezembro, 2005 00:54  
Blogger Cruzeiro disse...

Um Natal com tudo de bom, são os votos da Cruzeiro do tejo.

23 dezembro, 2005 13:19  
Anonymous cudejudas disse...

da-se...

09 junho, 2006 13:32  

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home