segunda-feira, junho 27, 2005

Incongruências

E soubemos hoje mais uma pérola da nossa política.

O orçamento rectificativo, como o nome indica é uma rectificação a um orçamento, neste caso do orçamento para 2005 elaborado pelo anterior governo.

Oh!! E não é que o rectificativo está errado? Errado não. Segundo o ministro das finanças não existe erros, existe incorrecções.

E qual o erro? Desculpem, incorrecção?

A despesa foi mal calculada, foi isso. E diz o nosso ministro das finanças:
"Não sabemos, como é fácil de entender, o valor exacto da despesa do estado para este ano".

E assim sendo, aqui fica a pergunta de um leigo: Se não sabem o valor exacto da despesa do estado para este ano, como foram arranjar um valor do défice tão preciso como 6.83? Não fará a despesa parte do défice? Será, como disse a antiga ministra das finanças Manuela Ferreira Leite em entrevista à RTP na semana passada, um embuste este défice? Terá sido como que lançado para o ar para justificar a viragem na política em contraponto com as medidas populistas lançadas na campanha surrealista do PS?

Pois bem.. assim sendo considero que o governo não é mau, governa é mal, que os impostos não estão muito altos, estão sim muito elevados e que o Sócrates não é gay, mas sim bicha..

Se ao menos o problema fosse a bichanice do homem?

8 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

Depois ainda se admiram de uns e outros virem pra TV dizer: "Só me apetece é ganir"...
Como o outro empresário que chega a casa, vira-se para a mulher e diz-lhe:
- Querida, recebi uma intimação das finanças a respeito do atraso da entrega da declaração do IRS!
Achas que devo comparecer na repartição de jeans ou de fato e gravata?
- Bem,querido... Digo-te a mesma coisa que a minha mãe me disse quando lhe perguntei se, na noite das nossas núpcias, eu devia usar uma cuequinha de rendas ou uma
cuequinha de seda!
- E o que foi que a tua mãe te disse?
- Tanto faz. Ele vai-te foder na mesma!
;-) jinhos

27 junho, 2005 23:56  
Anonymous Anónimo disse...

pois é pois é... eu axo que o problema real é o shôr Sócrates ser um esquizofrenico hibrido que não sabe bem o k anda a fazer... e o governo que parece o elenco dos morangos com açucar... lá ter vontade eles têm, mas melhor não sai... outra coisa que me faz um bocado de espécie é o governo ser liderado por um fundador do CDS. mas o povinho quis votar no PS. agora aperta o cinto... porque ja ficou claro q Socrates & co. usam suspensorios.
www.conjecturas.blog-city.com
Shine on!

28 junho, 2005 00:12  
Anonymous Anónimo disse...

Tenho para mim, que quem calculou o valor da despesa de estado foi o António Guterres, e de cabeça...

28 junho, 2005 19:34  
Anonymous Anónimo disse...

Parece-me bastante plausível ter sido o Guterres a calcular de cabeça o valor do défice. E que ele foi atirado para justificar as medidas do Governo, lá isso também é verdade. Mas dizer que a campanha do PS foi cheia de promessas irreais, não é totalmente verdade. Ele até nem fez tantas promessas, pelo que o Santana acusava-o de não clarificar certas posições, sendo que essa crítica até me parecia justa, se bem que refinada demais para o raciocínio do antigo titular do cargo que ocupa agora o Sócrates. E não venham com essas tretas porque a campanha do PSD também foi fértil nessas tangas!
Já quanto ao homem ser panasca, não se esqueça senhor FPvintecinco, que o seu quadrante político (segundo afirmou anteriormente é a direita) já criou um Ministro da Defesa sobre o qual subsistem as mesmas dúvidas. E esse ainda não gerou vida, sequer, como lhe acusaram outros coitados...
Enfim, ser do PSD neste país é tão ridículo como ser do PS...

28 junho, 2005 22:01  
Blogger FPvintecinco disse...

Bem verdade meu caro conquistador. Daí o Miguel Gois ter escrito no blog do gato em 17 de Fevereiro, que ia votar no PS por ser o voto curioso...
Não nos podemos esquecer no entanto das promessas de não aumentar os impostos e a idade da reforma, apenas para exemplificar.
Se alterasse a promessa das SCUT, isso é que era.
Mas não me quero prender por aí..

Quanto ao grande Paulo Portas, melhor ministro da defesa dos últimos anos, há uma coisa que tenho que dizer. A mim não me incomodam os homossexuais, mas os bichas como o sócrates... aquelas camisolinhas de gola alta e os trejeitos a maria da fonte não enganam ninguém..

O santana, esse não defendo. Apenas digo que com as incorrecções deste governo, vulgo trapalhadas na era santanista, aliada à forte contestação social que se vive (não a defendo), a paz deste governo não seria tão certa.

Que a hipocrisia é geral, lá isso é..

28 junho, 2005 22:56  
Anonymous Anónimo disse...

Caro FPvintecinco:

Realmente é preciso ter sentidos muito apurados para detectar as diferenças entre o PS e o PSD, assim como para ver as diferenças entre um bicha e um homossexual! A mim, digo-o desde já, nenhum me incomoda. E quanto ao Portas ter sido um bom ministro da Defesa, também não discordo, bem pelo contrário. Agora chamar-lhe grande...
Por outro lado queria que se lembrasse que as promessas do Sócrates e as do Santana e do Portas não andavam assim tão longe umas das outras. O Sócrates no debate televisivo a quatro (por força da desistência do afónico Jerónimo), quando questionado se iria aumentar a idade da reforma, respondeu evasivamente, dizendo a sua ideia mais consistente, que aplica em relação a tudo e mais alguma coisa, de ser necessário fazer estudos quanto a isso. É a promessa que o homem faz mais vezes!!! Que tem de estudar antes de decidir. Ele nunca se compromete. Nesse mesmo debate o Santana disse ser necessário aumentar a idade de reforma e o Portas disse que não se devia aumentar! O grande Portas!
Mas o PSD também foi fértil em populismos. Basta ver a diminuição do IRS que Santana e Félix congeminaram, mesmo após o então ministro das Finanças ter dito claramente em entrevista televisiva que os impostos não iriam baixar. Mas claro que isso foi feito pois as eleições estavam a chegar.
Para terminar, queria perguntar-lhe se acha mesmo existir a mínima comparação entre as trapalhadas do Santana (posso dizer "Santanadas"?) e os incidentes do Sócrates? Acha que há alguma semelhança nos dois estilos de liderança? Vemos trapalhadas diariamente? Não defendo o actual Governo (não o elegi sequer), mas o Santana foi mau demais para acreditar! Em todo o caso, que há muita hipocrisia, lá isso há!

29 junho, 2005 13:51  
Blogger FPvintecinco disse...

Vamos por partes..
Apenas enumerei duas promessas não cumpridas. Melhor, uma e meia. É verdade que fugiu à resposta do aumento da idade da reforma, não se comprometendo, mas com o aumento dos impostos foi taxativo até após as eleições.
Defendo o aumento da idade da reforma (não faz sentido existirem diferenças entre o público e o privado) defendo a limitação dos mandatos, mas sem a hipocrisia de não abranger todos os políticos (vamos a ver se vai para a frente), mas discordo em absoluto o aumento dos impostos. Vai-se fazer sentir na competitividade com outros países, nomeadamente Espanha. Então o aumento do imposto sobre produtos petrolíferos acrescido do já referido IVA, vai limitar todos os sectores dependentes do petróleo. Poucos serão os que não sentirão esse aumento..

Para não me alongar mais sobre este assunto, não me referi como inexistentes as santanadas do anterior governo (não foram poucas, nem pequenas, foram demasiadas). Apenas me parece que o tratamento que é dado a estas santanadas é bem diferente, quer por comentadores, media e outros que tal..

Sabe sempre bem trocar impressões sobre as nossas desgraças.

29 junho, 2005 21:51  
Anonymous Anónimo disse...

Ninguém me tira da cabeça q o Batatoon daria um grande Primeiro-Ministro.

01 julho, 2005 09:59  

Enviar um comentário

<< Home