domingo, maio 01, 2005

A Ficção do Realizador

Nada como uma boa razão para escrever sobre o cinema português..

Ao que parece o nosso país está a ficar importante.
Até já tem prisioneiros "conhecidos" noutros países.

Mas também, já que foram presos, que sejam por razões válidas e não por andarem a atirar sacos d'água pela janela, jogar à moedinha ou fumar uns charros.

Mas pior do que o motivo, foi a desculpa que o nosso cineasta Ivo Ferreira - conhecido pelos filmes, tais como____________e pelos documentários que enumero___________ - foi arranjar para justificar o gosto pela erva.

"Ai, num sei quê, foi o meu amigo, só fumei o que encontrei no bolso dele."

Antes de mais, não me parece que George Lucas caso fosse apanhado viesse com tal desculpa mais estúpida. Arranjaria logo uma estória de seres de outro planeta que o tinham sequestrado, colocado aquilo na boca, arrancado o nariz e por isso ter que respirar pela boca. Como tinha lá aquilo cujo nome não sabia, teve que o fumar. E claro, dizia que não tinha gostado nada... até porque Alá não aprova!!!
Pelo menos era mais credível.

Agora a desculpa de apenas ter fumado o que o amigo tinha no bolso, parece-me um pouco cretina.. Felizmente tinha erva.. O que seria se tivesse cotão, umas chaves, ou mesmo, se o amigo tivesse as calças vestidas? E se tivesse um bocado de prata, queimava para ver qual era o aspecto, era?

De qualquer forma, a ridícula estória não esconde o absurdo da situação. Apenas nos demonstra a vitalidade do cinema português. Só espero que não tenham a bela da ideia, como é o caso da música, de impor cotas para filmes nacionais..

E assim me vou com um anseio..

Quem me dera que os tipos do Bloco de Esquerda passassem uma tarde que fosse no Dubai... e não estou a falar do Pacheco Pereira..

0 Comentários:

Enviar um comentário

<< Home